quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Reunião da Comissão de Acompanhamento

Decorreu hoje na Direcção Regional de Educação do Norte a reunião da Comissão de Acompanhamento do CRE_PORTO. Estiveram presentes representantes da ARH, da AMP, da CCDRN, das CM da Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, DREN, FAPAS, Forestis, IPJ, Objectivo 2015, UCP. Participaram igualmente o Instituto Superior de Engenharia do Porto e a Estação Litoral da Aguda, que recentemente aderiram ao CRE_PORTO.

Um dos principais resultados da reunião é a criação de 5 grupos de trabalho, que serão dinamizados pelos parceiros do CRE_PORTO:
- Qualidade nos Equipamentos de Educação para a Sustentabilidade
- Sustentabilidade nas Escolas
- Rede Regional de Educadores
- Observatório da Orla Costeira
- Água

A próxima reunião decorrerá na Quinta da Gruta (Maia) no dia 13 de Janeiro de 2010.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Uma rede regional pela excelência na educação

Consulte a apresentação do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Escola das Artes e CRE_PORTO fazem filmes sobre sustentabilidade

A cadeira de Projecto Artístico: Produção de Vídeo da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e o CRE_PORTO acordaram uma colaboração para o ano lectivo 2009/2010.
Nos dias 22 e 26 de Outubro de 2009 decorrerá a apresentação da proposta de trabalho aos alunos da Escola das Artes pela equipa técnica do CRE_PORTO.

Os alunos desenvolverão trabalhos de vídeo sobre o CRE_PORTO e os seus projectos, bem como filmes temáticos (sobre os temas prioritários definidos no “Futuro Sustentável”) que possam fazer parte de uma Campanha Regional de Educação para a Sustentabilidade (em português e inglês). A abordagem será de carácter documental ou artística.

Alguns temas sugeridos são: Uso eficiente da água; Mobilização das comunidades ribeirinhas (ex. projecto rios); Ciclovias e bicicletas; Áreas naturais e protegidas; Floresta; Zonas rurais a proteger; Educação ambiental nas escolas; Centros de educação ambiental; Alterações climáticas, entre outros.

O CRE_PORTO apoiará os alunos da Escola das Artes com conhecimento técnico e contactos institucionais facilitados. Os melhores filmes serão utilizados nacional e internacionalmente para apresentar os temas ambientais prioritários para a Área Metropolitana do Porto, bem como o CRE_PORTO.

CRE_PORTO promove "Tardes do Milénio na Biblioteca Almeida Garrett"

Entre os dias 14 e 21 de Outubro de 2009, durante a Semana Objectivos do Milénio das Nações Unidas, este ano assinalada na região do Porto, o CRE_PORTO e a Objectivo 2015 dinamizarão na Biblioteca Almeida Garrett um conjunto de debates destinados a jovens e adultos animados por distintos moderadores. O objectivo é discutir o que podem fazer os cidadãos fazer para ajudar os governos do mundo a cumprir a sua parte na Declaração do Milénio.

Programa das Tardes do Milénio
A iniciativa está integrada na Semana ODM Porto 2009

Confirma-se já a participação de grupos da Universidade Sénior de Gondomar, da Universidade Sénior Contemporânea, da Universidade Sénior Intercultural, da Escola Secundária Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim), da Escola Secundária Oliveira Júnior (S. João da Madeira), da Escola Secundária Rodrigues de Freitas (Porto), da Escola Secundária do Padrão da Légua (Matosinhos), da Escola Profissional Vértice (Paços de Ferreira) e da Escola EB 2,3 de Paranhos (Porto), da Escola Secundária António Sérgio (Vila Nova de Gaia).

Recomenda-se vivamente a participação de todos os alunos do ensino secundário que pretendam participar nas XV Olimpíadas do Ambiente (2009/2010), que este ano serão dedicadas aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Contactos e inscrições para porto.cre@gmail.com

A Declaração do Milénio foi assinada em 2000 por chefes de Estado e de Governo de 189 países das Nações Unidas, incluindo Portugal. Ao assinar a Declaração do Milénio os governos comprometeram-se a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA no mundo, bem como a melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e a água potável de uma forma mais universal. São oito grandes objectivos a alcançar até 2015 (Objectivos do Milénio).

Primeiro relatório anual para a Universidade das Nações Unidas

No dia 1 de Setembro foi remetido o primeiro relatório anual das actividades do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto para o secretariado da Universidade das Nações Unidas. Este relatório cumpre uma exigência da UNU para com os 62 CRE existentes no mundo. O CRE_PORTO mostrou neste relatório que tem já várias actividades colaborativas em curso com os 28 parceiros envolvidos nesta rede.
Relatório Anual para UNU (2009)