sexta-feira, 14 de maio de 2010

Embaixadores da Biodiversidade

No Ano Internacional da Biodiversidade o CRE_PORTO preparou um novo roteiro de formação prática para os cidadãos que querem conhecer e preservar a fauna, a flora e os habitats naturais da Área Metropolitana do Porto.

Entre 22 Maio e Novembro de 2010 estão disponíveis visitas guiadas aos principais espaços naturais da região, curso de identificação de aves, worshops sobre répteis e anfíbios, morcegos, borboletas, oficina de germinação de carvalhos, oficina de flores comestíveis, caminhadas de exploração da natureza à noite, curso de identificação de animais através de vestígios, oficina de construção de charcas para anfíbios, visita a quinta de agricultura biológica, demonstração sobre telhados verdes, curso de fotografia da natureza, e muito mais!

O programa dos Embaixadores da Biodiversidade integra a Academia Metropolitana da Sustentabilidade, uma iniciativa do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE_PORTO).
Todas as informações úteis estão disponíveis na
EMBAIXADA DA BIODIVERSIDADE.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Até 15 de Maio há anfíbios à solta no Jardim Botânico do Porto

Aproveite até ao dia 15 de Maio para visitar a exposição "Anfíbios: uma pata na água outra na terra". É uma boa oportunidade para aprender mais sobre estes animais ainda pouco compreendidos e já bastante ameaçados e conhecer ao vivo os anfíbios da fauna portuguesa. Não perca a exposição de fotografia no primeiro andar da Casa Andresen!

Semana da Energia e Biodiversidade em Serralves

Entre os dias 17 e 21 de Maio decorre a Semana da Energia e da Biodiversidade na Fundação de Serralves. Ao longo da semana as crianças e os jovens têm a possibilidade de participar gratuitamente em oficinas, jogos, concursos, visitas e visitar mostras de trabalhos, inseridas nas temáticas dos programas de educação ambiental, que serão realizadas e apresentadas por escolas convidadas.

Informações com o Serviço Educativo | Tel. 226156519 | a.silva@serralves.pt (Anabela Silva).

Embaixadores dos Rios concluem o seu programa de formação

No passado dia 2 de Maio o roteiro de formação dos Embaixadores dos Rios chegou ao fim. Desde o dia 11 de Abril que passaram pelas nascentes e ribeiras subterrâneas do Porto e Ribeira da Granja, participaram em várias actividades práticas relacionadas com a protecção e avaliação da qualidade dos recursos hídricos em Vila do Conde (Ribeira de Silvares), Maia (Rio Leça) e Gondomar (Rio Ferreira). Além disso acompanharam uma viagem com a água desde os confins do universo ao interior das nossas células, fizeram uma prova de águas minerais naturais, acompanharam uma fiscalização a uma indústria, desceram a uma barragem, visitaram estações de tratamento de águas residuais, visitaram o parque de moinhos de Oliveira de Azeméis e o parque do rio Ul em S. João da Madeira.
Participaram nas actividades dos Embaixadores dos Rios cerca de 50 cidadãos da Área Metropolitana do Porto. Fotografias