terça-feira, 25 de janeiro de 2011

E o que vai fazer o CRE_PORTO em 2011?

A nossa Comissão de Acompanhamento reuniu no final de 2010 e propôs vários objectivos e actividades para 2011. Planeamos desenvolver as seguintes iniciativas:
1. Continuar a editar a revista electrónica (duas edições)
2. Promover o roteiro Embaixadores da Floresta (quatro edições)
3. Promover uma acção de Formação “Compras Ecológicas” (nível técnico)
4. Desenvolver o projecto-piloto “Sustentabilidade nas Escolas”
5. Desenvolver o projecto “Futuro - 100.000 árvores”
6. Dar continuidade à iniciativa “Qualidade nos Centros de Educação Ambiental” (grupo de trabalho)
7. Participar no encontro internacional dos Centros Regionais de Excelência
8. Criar grupo de trabalho para a promoção da articulação entre distintos pelouros envolvidos na sustentabilidade (educação, social, ambiente).

Em 2010 o CRE_PORTO motivou uma reflexão sobre a Terra

Aproveitando a Exposição "Era uma vez a Terra..." da Comissão Nacional da Unesco, que circulou por vários locais da Área Metropolitana do Porto o CRE_PORTO lançou a iniciativa “Planeta Terra”, que incluiu um ciclo de conferências e um concurso escolar. No concurso envolveram-se mais de meia centena de jovens de 21 escolas que apresentaram 155 trabalhos como resultado da sua investigação e reflexão sobre as alterações climáticas, o ambiente urbano, os recursos naturais, entre outros. Perguntamos aos parceiros do CRE_PORTO: valeu a pena? A resposta foi afirmativa: este modelo de colaboração e de partilha de recursos é fundamental para optimizar recursos e gerar escala nas iniciativas.

Em 2010 o CRE_PORTO publicou duas revistas

Em 2010 lançamos duas edições da nossa Revista Educação e Sustentabilidade, uma delas era um especial sobre Biodiversidade. E o que dizem os parceiros do CRE_PORTO sobre a revista? Dizem que é de consulta muito atractiva, com qualidade de informação e com bom humor. Por isso é preciso melhorar a sua distribuição, tendo os parceiros assumido o seu papel fundamental na disseminação das edições. A tarefa é facilitada porque a revista é electrónica - para ser mais ecológicas e mais económica - podendo ser facilmente enviada para os contactos e divulgadas através da página na internet de cada entidade. Vamos a isso? Nós já estamos a trabalhar na próxima edição e agradecemos contributos!

Em 2010 o CRE_PORTO formou 19 Embaixadores

Em 2010, os nossos roteiros de formação activa Embaixadores dos Rios e Embaixadores da Biodiversidade garantiram mais de 40 actividades sobre os rios e a biodiversidade regional organizadas por dezenas de entidades que colaboraram neste programa. Quase 600 cidadãos participaram nas várias iniciativas ao longo de todo o ano 2010. Treze participantes obtiveram o certificado de Embaixadores dos Rios e seis o de Embaixadores da Biodiversidade.
Estes roteiros foram avaliados pelos parceiros do CRE_PORTO como um modelo de sucesso e a repetir, tendo sugerido o lançamento dos Embaixadores da Floresta em 2011. Estamos a trabalhar nisso!