quarta-feira, 13 de março de 2013

Centros de Educação Ambiental da Maia



No Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, localizado no Castêlo da Maia, é dinamizada uma verdadeira “escola ambiental”, com laboratórios, auditórios, hortas e quinta pedagógica. Mas o ex libris é mesmo a cozinha, onde decorrem os workshops mais procurados. Provamos as bolachas de alfazema e adoramos!
O vasto programa de educação ambiental é dirigido a escolas, famílias e séniores e as ofertas esgotam sempre. O segredo, confessam-nos, é mesmo a divulgação escola a escola. Três técnicos dão conta do recado, 2 turmas de manhã e 2 à tarde. Sempre a abrir! Fora os programas especiais para as férias e tudo o resto, incluindo o programa “uma horta em cada escola” e o “ecodisco”, uma discoteca onde tudo é ecológico e que é sucesso garantido junto dos miúdos. Na Quinta da Gruta funciona ainda o Núcleo Regional do Porto da Quercus, que também dinamiza atividades.
No Parque de Avioso a educação ambiental é dirigida para o tema da floresta e biodiversidade. São 33 hectares para explorar, com trilhos, lagos, torres de vigia, restaurante (com uma esplanada única), equipamentos lúdicos para todas as idades e bicicletas para alugar. Em breve será possível passar aqui uma noite mas desde já recomendamos vivamente uma visita que inclua picnic.
Visitamos ainda o Zoo da Maia que foi recentemente remodelado e apresenta agora as melhores condições para receber visitas, que podem usufruir do seu programa científico e pedagógico. Não podem deixar de conhecer o Nico, lobo marinho que sabe separar o lixo, e a Asha, jovem tigre de poucos meses, que derrete qualquer coração.

Sem comentários: