sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Futuro na Croácia

O CRE.Porto foi apresentado na Croácia no âmbito da visita de estudo internacional "Sustainability in education – From curriculum to reality" que se realizou de 14 a 17 de outubro de 2013. O projeto FUTURO foi considerado pelo grupo internacional um exemplo de boas práticas devido ao impacto direto no território e a capacidade de sensibilização para as questões ecológicas.
Alguns dos aspetos debatidos na visita foram:
  1. A pluralidade de perspetivas sobre o tema, nomeadamente de ONGs, governos,educadores e investigadores, que conduz à necessidade imperiosa de criar (mais) espaços de diálogo e colaboração
  2. A necessidade de aprofundar e operacionalizar o conceito de educação para o desenvolvimento sustentável, já que aparentemente “cabe tudo” 
  3. As realidades díspares que existem nos sistemas de ensino, nomeadamente ao nível do desenvolvimento curricular e contexto económico, mas ainda assim a proximidade entre as questões mais debatidas e os desafios prementes nos vários países participantes (Alemanha, Espanha, Irlanda do Norte, Itália, Letónia, Macedónia, República Checa e Roménia).
A visita foi financiada pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Na imagem boneco de bolotas produzido pela eco-escola Vukomerec (Zagreb), um dos locais visitados.

Sem comentários: