quarta-feira, 23 de outubro de 2013

jovens cocriativos


11 jovens, que não se conheciam, juntaram-se e fizeram um filme em 3 dias, incluindo conceção do guião, filmagens, montagem e distribuição. O objetivo final era um mundo melhor. Tiveram o apoio da Católica Porto e da TV Cocriativa que organizaram as oficinas de cocriação multimédia, com ajuda da CM Cascais, do IPDJ e da Fundação de Seralves. Ação integrada no CRE.Porto e nos cursos de verão da Católica. Resultado final aqui.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Valongo, a serra mesmo aqui ao lado

No passado dia 5 de setembro 2013 decorreu mais uma visita técnica no âmbito do programa de visitas a Equipamentos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável do CRE.Porto. O Município de Valongo foi o anfitrião do encontro onde os participantes puderam conhecer de perto o trabalho de sensibilização e formação desenvolvido pelo município, nomeadamente nos dois equipamentos da autarquia.
A visita iniciou-se no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, localizado na Vila Beatriz em Ermesinde. Este equipamento, dedicado ao ambiente urbano, aborda especialmente temas como transportes e mobilidade, qualidade do ar e ruído, tem um centro de recursos vocacionado para professores e educadores, uma sala com um circuito interativo de experiências para os mais novos e um importante fundo documental.


O segundo equipamento visitado, o Centro de Interpretação Ambiental tem como principal objetivo divulgar o património das Serras de Santa Justa e Pias focando a vertente biológica (sítio Rede Natura 2000), geológica e cultural (Parque Paleozoico de Valongo). Em ambos os espaços, a equipa multidisciplinar desenvolve diversas atividades pedagógicas de educação para a sustentabilidade (desde oficinas, ações de formação, monitorização, experiências, debates, exposições, visitas guiadas, etc.) para públicos diversos.
O programa da visita técnica terminou com a ida dos participantes a um dos locais mais emblemáticos da serra de Santa Justa - o Fojo das Pombas. Este local resultou da extração de ouro na época dos romanos e é um dos habitats de preferência de várias espécies.